1.8.12

Homenagem a Leivinha


João Leiva Campos Filho, mais conhecido como Leivinha, (Novo Horizonte, 11 de setembro de 1949) é um ex-futebolista brasileiro. Atuou como meia-direita e é considerado um dos maiores jogadores da história do Palmeiras, com participação decisiva nas conquistas da época da chamada "Academia".
É comentarista esportivo.




Biografia
Seu futebol começou a ser notado quando foi contratado pela Portuguesa de Desportos, chegando naquele clube no mesmo dia em que Marinho Perez e Zé Maria também vieram. Os três fariam parte da Seleção Brasileira que anos mais tarde disputaria a Copa do Mundo de 1974 mas, curiosamente, nenhum deles estava no clube lusitano quando chegaram a esse auge nas respectivas carreiras.
Depois da Portuguesa ele se transferiu para o Palmeiras, ganhando vários títulos de 1972 a 1974. Emérito cabeceador, seus gols por esse clube o levaram a ser convocado para a Seleção. Seu talento como cabeceador era tal que, durante a final do Campeonato Paulista de 1971, contra o São Paulo Futebol Clube, Leivinha teve um legítimo gol de cabeça anulado pelo juiz Armando Marques porque este julgou que Leivinha tinha dado um soco na bola devido à velocidade e precisão com que ele tinha cabeceado.
Prejudicado pelo esquema tático de Zagallo e por uma contusão num jogo com o Zaire, Leivinha acabou passando despercebido na Seleção nacional. Entretanto, mesmo com essa passagem relativamente apagada pelo escrete brasileiro, é atribuído ao jogador, por muitas publicações esportivas, o mérito de ter convertido o 1000º gol da Seleção Brasileira. Isto teria ocorrido no dia 27 de maio de 1973, no jogo Brasil 5 x 0 Bolívia, no Maracanã, quando o craque marcou o 4º gol da esquadra verde-amarela.
Em 1975 se transferiu para o Atlético de Madrid da Espanha, juntamente com seu companheiro de clube Luís Pereira. Nesse clube, ambos os jogadores alcançariam novamente a condição de ídolos dos torcedores.
Encerrou sua carreira jogando pelo São Paulo.
Ele é tio de Lucas, volante do Liverpool.
Leivinha em pleno auge, chegou a canetar o rei Pelé, quando foi acusado de lesa majestade.


Clubes
Linense
Portuguesa (1968)
Palmeiras (1969 - 1975)
Atlético de Madrid (1975 - 1978)
São Paulo


Títulos
Bicampeão Brasileiro (1972 e 1973) - Palmeiras
Bicampeão Paulista (1972 e 1974) - Palmeiras
Bicampeão Torneio Ramón de Carranza [ESP] (74 e 75) - Palmeiras
Campeão Espanhol (76/77) - Atlético de Madrid
Campeão da Copa do Rey (75/76) - Atlético de Madrid


Seleção Brasileira
Fez 27 partidas pela Seleção e foi à Copa de 74.


Fonte: Wikipédia



Em bolas áreas, Leivinha era perfeito. Subia com estilo e cabeceava de modo certeiro. Com os pés, ele era ainda melhor. Tocava de primeira, envolvia os adversários, chegava à frente com velocidade para finalizar. Compunha com brilhantismo o meio de campo do time que ficou conhecido como a "Segunda Academia", em alusão ao jogo refinado e objetivo que aquele grupo de jogadores impunha pelos gramados mundiais. 
É o maior artilheiro do Palmeiras na história do Campeonato Brasileiro. Está entres os jogadores que mais fizeram gols pelo Verdão. Foi um dos mais completos jogadores de sua posição.






************************************************




ADQUIRA OS LIVROS:


https://www.clubedeautores.com.br/book/255816--Titulos_e_Conquistas_do_Campeao_do_Seculo
284 Páginas






https://www.clubedeautores.com.br/book/253416--Palmeiras_Campeao_Mundial_Campeao_das_5_Coroas

264 PÁGINAS

UM LIVRO HISTÓRICO!

EDIÇÃO ILUSTRADA.





https://www.clubedeautores.com.br/book/255048--O_Almanaque_do_Derby_Paulista

456 PÁGINAS

Além de embarcar na história do Derby paulista, de sentir e imaginar o clima de tantas e tantas pelejas marcantes que construíram essa rivalidade, o leitor também terá a oportunidade de acompanhar os detalhes mais memoráveis da história da Sociedade Esportiva Palmeiras, como por exemplo, o dramático episódio da mudança de nome, e a luta contra o “sistema”. Os grandes erros de arbitragem desde os primeiros embates, os erros que determinaram derrotas e até perdas de campeonatos...


Relação de todos jogos do Derby Paulista;

Fatos Históricos;

Todos os títulos;

Edição ilustrada


_________________________________________





122 páginas


TUDO SOBRE A MAIOR HUMILHAÇÃO QUE O CORINTHIANS SOFREU EM TODA SUA HISTÓRIA.

TUDO SOBRE A CAMPANHA DE 1933 (ANO EM QUE O FUTEBOL FOI PROFISSIONALIZADO NO PAÍS).

Edição Ilustrada.

*******************************************





Clique AQUI para acessar todas as matérias referentes ao Palmeiras


Nenhum comentário:

Postar um comentário